Membros

A Academia Lagartense de Letras será composta por 30 membros efetivos e perpétuos, dos quais, 17, pelo menos, residentes em Lagarto, constituindo-se, assim, como membros imortais do sodalício. Também poderão ser acolhidos mais 10 membros, na condição de correspondentes brasileiros ou estrangeiros, de qualquer localidade.

Os membros efetivos e perpétuos, também denominados acadêmicos, ocuparão posição definida em cada uma das cadeiras devidamente numeradas, denominadas pelo nome de um patrono ou patrona, considerado(a) personalidade cultural, das letras, da comunicação, da história ou da educação, cuja biografia esteja diretamente ligada à cidade de Lagarto.

Só podem ser membros efetivos e perpétuos da ALL intelectuais, agentes culturais e produtores de cultura que tenham, em qualquer dos gêneros de literatura, publicado obras de reconhecido mérito ou, fora desses gêneros, livros e escritos de valor literário. As mesmas condições exigem-se para os membros correspondentes. Afora isto, pessoas de destacada e irrefutável contribuição cultural.